Ponto de encontro para quem curte Educação e tecnologias

Professor(a), se você acredita que é um(a) "eterno(a) aprendiz", não perca a oportunidade de renovar e ampliar seus conhecimentos. Inscreva-se nos cursos que a equipe do NTE em parceria com o MEC/SE-RS trazem até nossa região. O objetivo desse trabalho é lhe proporcionar novas possibilidades de ação em sua prática pedagógica, a partir do conhecimento do software Linux Educacional e da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Tecnologia, múltiplos conceitos

Com esse tema foram iniciados os trabalhos no encontro de "formação continuada" da Escola Estadual de Ensino Fundamental Amélia Lenzi Raymundi, em Sanaduva/RS,contando com a participação da maioria dos professores e funcionários da instituição.
A participação do grupo foi excelente, revelando a união desses para a busca de novas alternativas.
Numa das reflexões, se percebeu a múltiplicidade do conceito sobre tecnologia no grupo, pois para alguns é entendida como artefato, outros ainda a compreendem como cultura, atividade com determinado objetivo, é um processo de criação, conhecimento sobre uma técnica, ... Diante dessa constatação foi visto a urgência de trabalharmos com as tecnologias, visto que essa é construida pelo ser humano que ao utilizá-la, apropria-se dela (reinterpretando-a e reconstruindo-a). Processo esse que faz dela um produto da sociedade.
Foram indicadas algumas tecnoligas que tem circulado na escola sem a utilização dessas com ênfase pedagógica, isto é, passam pela escola sem que o professor as utilize para construir novos conhecimentos ou competências. Alguns colegas ficaram surpressos com os recursos de determinados equipamentos que os alunos tem trazido para o âmbito escolar e a constatação de que as famílias não têm noção dos recursos que esses equipamentos disponibilizam. Portanto, o bom uso ou não desses equipamentos dependerá do uso crítico e responsável das tecnologias disponibilizadas.
Muita discussão e a constatação de que a responsabilidade de gerenciar tais tecnologias deve ser compartilhada entre a família e a escola, pois se a primeira não dispõem de informações suficientes sobre os artefatos consumidos pelas crianças e jovens, cabe a escola informar e propiciar vivências críticas para uso dessas tecnologias.
















Como os professores vão se preparar para acompanhar o avanço vertiginoso com que as tecnologias estão evoluíndo?
Muitas idéias e o consenso foi de que no projeto de formação dos professores para o próximo ano deverá prever essa oportunidade, visto que é urgente a construção de uma caminhada coletiva para que professores e alunos tenham maior intimidade com as tecnologias e essas passem a integrar o cotidiano da escola, como uma possibilidade a mais de tornar interessante e mais significativa a construção de conhecimentos.
Trocamos idéias sobre o uso da "informática na escolas", avaliamos os recursos disponibilizados no laboratório da escola e as facilidades que dispõem (2 sitemas operacionais: linux e windows, projetor, equipamentos para o trabalho com imagens).
Exploramos a utilização dos "Blogs" enquanto ferramenta pedagógica e suas possibilidades para a construção de novos conhecimentos, enfatizando o caráter interativo dessa ferramenta, quando foram criados alguns blogs para os professores.
Segue alguns endereços para conhecer o que esses PROFISSIONAIS estão produzindo em Sananduva:
http://maristela-maristela. blogspot.com

http://janiraperes. blogspot.com

http://nildainesbonatto. blogspot.com

http://nildamoura. blogspot.com

http://giubrunetto. blogspot.com

http://lisianebarbisan. blogspot.com

http://marialurdesscalabrin. blogspot.com

http://fortunaegrana. blogspot.com

Dispensadas por certo tempo do encontro de construção, só essa galera. Por um bom motivo: "os lanchinhos são essenciais para compensar tanta atividade intelectual, cerebral!!!"



Um comentário:

Seja bem-vindo ao mundo do conhecimento! disse...

Com certeza esse curso será de grande valia para nossa futura carreira como profissionais da Educação.