Ponto de encontro para quem curte Educação e tecnologias

Professor(a), se você acredita que é um(a) "eterno(a) aprendiz", não perca a oportunidade de renovar e ampliar seus conhecimentos. Inscreva-se nos cursos que a equipe do NTE em parceria com o MEC/SE-RS trazem até nossa região. O objetivo desse trabalho é lhe proporcionar novas possibilidades de ação em sua prática pedagógica, a partir do conhecimento do software Linux Educacional e da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

segunda-feira, 21 de março de 2011

OG MANDINO


Onze lições de otimismo


·        I - Enumere as coisas boas que você tem na vida. Uma vez que tome consciência do seu valor e do quanto possui ao seu redor, o sorriso voltará a tocar e você, finalmente, será capaz de ir em frente, em direção à vida que Deus pretendeu para você... cheio de graça, força, coragem e confiança.
·        II - Hoje e todos os dias, produza mais do que esperam que você faça e mais do que é pago para fazer. Metade da vitória do sucesso estará conquistada quando aprender o segredo de se empenhar mais do que o esperado em tudo o que faz. Seja valioso no seu trabalho para que se torne naturalmente indispensável. Exercite o privilégio de poder andar um quilômetro extra na caminhada e curta todas as recompensas que receber. Você as merece!
·        III - Recompense sempre suas longas horas de trabalho e esforço da melhor maneira possível, cercado da família. Alimente o amor entre seus membros cuidadosamente, lembrando-se de que seus filhos precisam de modelos, não de críticas, e de que seu progresso pessoal se acelerará quando você lutar continuadamente para apresentar o seu melhor lado para seus filhos. E mesmo que tenha falhado em tudo o mais aos olhos do mundo, saberá que tem uma família cheia de amor.
·        IV - Construa o dia de hoje sobre uma base de pensamentos agradáveis. Nunca se irrite com pequenas imperfeições que você teme possam impedir seu progresso.
·        V - Deixe seus atos falarem por você, mas esteja sempre em guarda contra as terríveis armadilhas do falso orgulho e da presunção que podem interferir em seu progresso. Da próxima vez que ficar tentado a se vangloriar de alguma coisa, simplesmente coloque sua mão fechada dentro de um balde cheio d'água. Quando retirá-la, o tamanho do buraco que ficar lhe dará a exata medida de sua importância.
·        VI - Cada dia é um presente especial de Deus e, mesmo que a vida não seja sempre justa, nunca permita que as dores, os obstáculos e as desvantagens do momento, envenenem suas atitudes e seus planos pessoais para o futuro. Você não pode vencer nunca se se revestir de uma feia autoridade. O som amargo das lamentações certamente afastará qualquer oportunidade de sucesso.
·        VII - Nunca mais entulhe seus dias ou noites de tantas coisas menores e sem importância a tal ponto que o impeçam de ter tempo para encarar os desafios reais quando eles aparecem. Isso se aplica não só à diversão, mas também ao trabalho. O dia em que apenas se sobrevive não é motivo para comemoração. Você não está aqui para desperdiçar seu precioso tempo quando tem a capacidade de realizar muito mais com uma simples modificação de sua rotina. Acabe com o trabalho que não leva a nada. Não mais se esconda do sucesso. Abra tempo e espaço para seu crescimento.
·        VIII - Viva o dia de hoje como se fosse o último de sua vida. Lembre-se de que só existe "amanhã" nos calendários dos tolos. Esqueça as derrotas de ontem e ignore os problemas de amanhã.
·        IX - A partir de hoje, trate todos que encontrar, amigo ou inimigo, conhecido ou estranho, como se fossem morrer à meia noite. Estenda a cada pessoa, não importa o quanto seja trivial seu contato com ela, todo o carinho, bondade, compreensão e amor que puder. Faça isso sem pensar em retorno. Sua vida nunca mais será a mesma.
·         X - Ria de você mesmo e da vida. Não com o espírito de deboche ou como lamento de autopiedade, mas como um remédio, uma droga milagrosa, que aliviará sua dor, curará sua depressão e o ajudará a analisar com perspectiva aquela derrota aparentemente terrível que acabou de sofrer.
·        XI - Nunca negligencie as pequenas coisas. Nunca se furte àquele esforço extra, àqueles minutos adicionais, àquela palavra doce de elogio ou agradecimento, à liberação do que você tem de melhor. Não importa o que os outros pensem. Saúde todas as manhãs com um sorriso. Encare o dia que está começando como mais uma benção especial de seu Criador, mais uma oportunidade de ouro para completar o que você não foi capaz de terminar no dia anterior. Seja seu próprio motor de ignição. Faça com que sua primeira hora do dia estabeleça o pique de um comportamento positivo de sucesso que, certamente, lhe fará ecoar por todo o resto do dia. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice com um mau começou ou absolutamente nenhum começo. Você não nasceu para fracassar.

Nenhum comentário: