Ponto de encontro para quem curte Educação e tecnologias

Professor(a), se você acredita que é um(a) "eterno(a) aprendiz", não perca a oportunidade de renovar e ampliar seus conhecimentos. Inscreva-se nos cursos que a equipe do NTE em parceria com o MEC/SE-RS trazem até nossa região. O objetivo desse trabalho é lhe proporcionar novas possibilidades de ação em sua prática pedagógica, a partir do conhecimento do software Linux Educacional e da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Curso Linux do PROINFO - Fase 01

Olha pessoal, a Rosicler, nossa coordenadora, trouxe do Curso do PROINFO sobre Linux – em Brasíla, para membros dos NTEs do Brasil- algumas certezas, por exemplo: a de nossa equipe está no rumo certo e que nossa disposição faz o time trabalhar tanto quanto outros times maiores que tem no País.
Na mala, veio um material impresso e um CD com informações básicas sobre o Linux Educacional, mas isso não significou muita novidade naquele conhecimento que já havíamos construído por aqui. Pois, a demanda nas escolas exigiu da nossa equipe muita disponibilidade e interesse em desvendar o universo do software livre a fim de dar um suporte básico para os colegas que estão nas escolas.
Turbulenta essa tarefa no 1º semestre, pois os ajustes no quadro de pessoal do magistério do RS, fizeram com que muitos laboratórios ficassem à deriva, isto é, sem professor de apoio – aquele colega que organiza o ambiente e dá suporte aos demais profissionais da escola na exploração dos recursos no ambiente digital, para que os professores proponham atividades, tirando o melhor proveito dos recursos disponíveis na sala de aula digital.
Então, ao longo do 1º semestre, como o apoio da nossa CRE, de Erechim, fizemos um “mutirão de atendimento” às escolas que recebem os laboratórios com Linux, passando as orientações básicas para uso dos equipamentos, bem como sobre alguns softwares que a distribuição Educacional disponibiliza aos alunos e professores. Quando uso o termo mutirão não é exagero, pois ficamos com o pé literalmente na estrada, pois atuamos na 2ª maior Coordenadoria do interior do Rio Grande do Sul, ficando atrás somente de Caxias do Sul. Assim, enfrentamos muita estrada de chão, no “saculejo” e “poeirão” o Lourenço foi crescendo, crescendo e chegou ao final de junho, dia 26. A mamãe Rosane saiu para curtir o novo filhote, enquanto a Rosi e a Simone continuaram no front.

Nenhum comentário: