Ponto de encontro para quem curte Educação e tecnologias

Professor(a), se você acredita que é um(a) "eterno(a) aprendiz", não perca a oportunidade de renovar e ampliar seus conhecimentos. Inscreva-se nos cursos que a equipe do NTE em parceria com o MEC/SE-RS trazem até nossa região. O objetivo desse trabalho é lhe proporcionar novas possibilidades de ação em sua prática pedagógica, a partir do conhecimento do software Linux Educacional e da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

segunda-feira, 28 de junho de 2010

SEMINÁRIO DE TI NA EDUCAÇÃO:

APRENDIZAGEM, EMPREGABILIDADE E CIDADANIA




No dia 16 de junho estiveram em Porto Alegre a Coordenadora do Núcleo Tecnológico Educacional (NTE) Rosicler Salete Vargas, juntamente com as professoras multiplicadoras desse Núcleo, Rosane de Deus Cardoso e Simone Machado Poglia para um seminário de Tecnologias da Informação que ocorreu nas dependências do teatro Bourbon. O evento apresentou à comunidade educacional o “Programa Jovem Digital” e debateu as questões que foram o mote do seminário: Educação, Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania e suas relações com a tecnologia. O secretário de Educação Ervino Deon foi um dos palestrantes do evento.
Os objetivos desse Seminário foram, além de apresentar à Rede Estadual de Ensino o Programa Estadual o Programa Digital, ampliar a articulação entre o 1º, 2º e 3º setores, que dá ao programa a consistência necessária aos resultados a serem atingidos, oportunizar a disseminação do Programa junto à Rede Municipal de Ensino, refletir sobre o impacto da tecnologia na educação do século XXI e debater sobre aprendizagem,
empregabilidade e cidadania junto aos setores públicos e privados. A partir de parceria estabelecida com entidades do 1º, 2º e 3º setor, o programa proporcionará aprendizado, qualificação e certificação na área de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação e disponibilizará, na sequência, estágio para aplicação e sedimentação dos conhecimentos adquiridos, facilitando o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho. Foram treinados professores, denominados no programa tutores, e estudantes do ensino médio, da rede pública estadual e rede pública municipal.
A rede pública estadual já selecionou e iniciou o treinamento de 75 professores/tutores e selecionou 3000 alunos do ensino médio. Destes 1500 já iniciaram treinamento. Na rede pública estadual o treinamento acontece na SEDUC – Laboratórios de informática da sede / plataforma, das Coordenadorias Regionais, dos Núcleos de Tecnologia e das escolas –e na PROCERGS - Centro de Treinamento. Ao final do Seminário, foram entregues os certificados às professoras/tutoras Rosicler Salete Vargas e Simone Machado Poglia Nunes, contemplando um total 354 (trezentos e cinquenta e quatro) horas de formação.














Nenhum comentário: