Ponto de encontro para quem curte Educação e tecnologias

Professor(a), se você acredita que é um(a) "eterno(a) aprendiz", não perca a oportunidade de renovar e ampliar seus conhecimentos. Inscreva-se nos cursos que a equipe do NTE em parceria com o MEC/SE-RS trazem até nossa região. O objetivo desse trabalho é lhe proporcionar novas possibilidades de ação em sua prática pedagógica, a partir do conhecimento do software Linux Educacional e da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Capacitação de Professores no NTE


Tem como objetivo promover a discussão e a análise das implicações do papel que as mídias têm desempenhado na sociedade da informação, da comunicação e na formação dos sujeitos, e ainda, implementar e acompanhar ações metodológicas que utilizem as mídias e a Tecnologia de Comunicação Digital como formas de expressão, criação e protagonismo.
A formação no Núcleo Tecnol[ogico Educacional se desenvolve no formato de cursos, oficinas, eventos de maior amplitude, bem como, por meio de encontros presenciais e a distância, a fim de qualificar o trabalho desenvolvido nos ambientes informatizados da Rede Pública de Educação, escolas estaduais e municipais, sendo que as últimas são atendidas se os laboratórios forem provenientes do PROINFO (Programa Nacional de Informática) do Governo Federal. As inscrições são encaminhadas diretamente ao NTE pelo professores de cada escola, conforme convite encaminhado pelo núcleo a estas instituições.

Os atendimentos as escolas tem seguido o mapeamento da região de cobertura, conforme a demanda dos gestores que participam de capacitações específicas para a Gestão das TICs na Escola, ou num formato de oficinas para sensibilização, ou palestras nas Formações de Professores, promovidas pelas próprias escolas. Sendo que as datas disponibilizadas para 2007 foram rapidamente agendadas, havendo lista de espera para o desenvolvimento desse trabalho.


Estamos com uma capacitação para professores em andamento, é a Turma I de 2007, sendo que já concluimos as atividades com a 1ª turma de gestores educacionais desse ano.


Na capacitação que está em andamento, estamos atendendo 26 professores. Nossa espectativa é de, no mínimo, trabalhar com mais uma turma de professores e de gestores educacionais durante 2007, pois já temos programada a capacitação em informática educativa de 60 normalistas, duas turmas de alunas que estão concluindo o ensino médio profissionalizante.

Nenhum comentário: